quinta-feira, 21 de maio de 2009

Eutanásia

Bela Vista: PSP deteve três pessoas e identificou 10

A PSP esclareceu hoje que na sequência dos últimos incidentes verificados no Bairro da Bela Vista, Setúbal, foram detidas três pessoas, e não 12 como inicialmente anunciado, e identificadas outras dez por participação em motim.

Em conferência de imprensa, o subintendente Resende Silva precisou que "foram detidas duas pessoas", uma por injúrias e outra por tráfico de droga, bem como "um cidadão de 16 anos", ao qual foi apreendida droga, uma arma branca e uma arma de fogo, "detido de acordo com a legislação em vigor".

Ao início da tarde, a Polícia de Segurança Pública tinha anunciado a detenção de duas pessoas, por injúrias e tráfico de droga, a identificação de um menor de 12 anos por posse de droga, arma branca a arma de fogo e ainda a detenção de dez cidadãos por participação em motim.

"O efectivo está reforçado neste momento e será adequado sempre em função das ocorrências que se verificarem e preferencialmente antes, com base nas informações recolhidas pelos nossos elementos no terreno", afirmou o responsável.

Questionado sobre o número de efectivos presente no local, bem como do reforço pronto para avançar caso seja necessário, o responsável recusou adiantar essa informação.

Os incidentes na Bela Vista começaram na quinta-feira à tarde, quando um grupo de jovens se concentrou junto à esquadra da PSP da Bela Vista, alegadamente para homenagear um amigo morto na semana passada durante uma perseguição policial, após um assalto a uma caixa multibanco no Hospital Particular do Algarve.

"Não foi uma operação da responsabilidade da PSP, pelo que não me posso pronunciar", acrescentou, afirmando pensar que o homem morava naquele bairro.

Questionado sobre se foi pedida alguma contenção aos polícias que se encontram no local, o subintendente remeteu para o ministro da Administração Interna, que hoje à tarde reúne com a governadora civil de Setúbal e o director nacional da PSP.

"A PSP está a actuar sempre em harmonia com o ministro da Administração Interna. As movimentações estáticas e a própria atitude policial são aquelas que já são apanágio da PSP. Actuar com firmeza e com base na avaliação que fazemos, sem respostas exageradas por qualquer razão", afirmou Resende Silva.

Quanto à identificação de dez pessoas por participação em motim, o responsável limitou-se a afirmar que "a actuação policial é sempre efectuada em contacto permanente com o Ministério Público".

Fonte: Diário de Notícias