terça-feira, 17 de março de 2009

A luta por um Sonho

Desde muito nova que tenho bem definidos todos os meus objectivos, que luto por aquilo que quero e em que acredito.
Ao terminar o 12ºano de escolaridade, estava à beira de concretizar um dos meus grandes sonhos: ingressar no ensino superior. Mas a vida complicou-se e os meus pais não tinham meios financeiros para suportar os encargos que uma universidade acarreta. Perante tal situação, e porque não os queria subcarregar, decidi alistar-me no exército. Acreditava que esta seria a única forma viável de conseguir fazer o meu curso, recebendo um ordenado seguro durante pelo menos sete anos e usufruindo do estatuto de trabalhador estudante. Hoje, observando a vida no mundo civil, deduzo que foi a melhor atitute que tomei.
Com o apoio dos meus pais, irmã, namorado e amigos, entrei para o exército no mesmo ano em que concorri para a faculdade, foram tempos difíceis onde a minha adaptação se mostrou mais longa do que o esperado, mas tudo se ultrapassou. Hoje, estou quase a terminar a minha licenciatura e com perspectiva de continuar a estudar, seguindo para o mestrado.
Com isto quero vos dizer que, por mais obstáculos que nos apareçam à frente, não devemos desistir dos nossos SONHOS.

4 comentários:

  1. As palavras são insuficientes para descrever esta lição de modo de vida...eu, que a conheço tão bem e a acompanho desde sempre, toca-me na alma, ao pensar que, apesar de todas as dificuldades que ela enfrentou, o fim do curso é uma realidade. O segredo foi a força de vontade, a perseverança, a humildade, a alegria...ela é um exemplo para qualquer rapariga da idade dela e até mesmo, para qualquer mulher! Rio-me com muita felicidade da vontade dela de fazer um mestrado, quando ela dizia que dificilmente conseguiria fazer a faculdade. Está-se mesmo a ver qual vai ser o resultado...mestrado acabado!! Eu prevejo um futuro brilhante para ela e só rezo a Deus que a acompanhe com a estrelinha que é precisa na vida real. Eu cá estarei para cumprir o meu papel:)

    Solta-te e brilha porque o Mundo está na palma da tua mão!

    ResponderEliminar
  2. Não muito diferente de ti ou de qualquer outro ser humano, eu também tenho o meu sonho. Aliás... os meus sonhos. E também não muito diferente de ti, um dos meus sonhos "ainda" é ir mais longe nos meus estudos e tirar um curso superior.
    Infelizmente ainda não me foi possível concretizar, mas nem por isso desisti. Acontece que outros valores se justificaram prioritários e tive que deixar os meus estudos e o meu sonho em segundo plano.
    Contudo, e com muito apoio e insistência de certos amigos, estou prestes a alcançar finalmente o que há tanto tempo desejo. Como vês, tal como tu, eu verifiquei que desistir não era a melhor solução para mim!!

    ResponderEliminar
  3. Desde pequeninos imaginamos e criamos ideias do que queremos ser quando cresceremos. Ao longo do nosso percurso esses sonhos vão-se modificando e vão-se tornando objectos que queremos alcançar. É por esses objectivos que lutamos todos os dias, para que no dia de amanhá nos sintamos mais preenchedos que no de hoje, e que o futuro se aproxime do que idealizamos. Apesar dos contratempos que se atravessam nesse decurso, e que nos fazem pensar,por vezes, se o caminho vale a pena percorrer; o importante é não desistir, e com muita humildade, perseverança e dedicação, continuar a correr atrás do que nos trará um pouco mais de felicidade em cada passo da sua luta.

    Posso mensionar que partilhei grandes momentos da tua vida, nem todos fáceis, mas sempre construtivos, e foi através da capacidade que tiveste para aprender sempre uma lição com o que viveste que te tornaste na pessoa que és, mais forte, mais determinada, mais lutadora. Fico muito contente por todas as etapas que conseguiste até hoje, e espero continuar ao teu lado a assistir todas vitórias que ainda viram.

    ResponderEliminar
  4. Devemos sempre seguir os nossos sonhos, porque eles é que nos dão força para lutar e continuar, ultrapassando todos os desafios e etapas.
    Como tua amiga e colega de faculdade, posso te dizer que fico orgulhosa de ti por teres seguido o teu sonho sem nunca desistir, mesmo depois das dificulades que te surgiram, mostrando a ti mesma que és capaz de conseguir tudo o que quiseres, através da luta e da força de vontade. E eu sei que vais chegar ao fim, que vais conseguir atingir todos os teus objectivos por mais dificeís que possam parecer.
    Eu sei o que é ter de seguir um sonho, mesmo sabendo que isto vai te levar para longe da tua familia, como foi o meu caso, que tive de deixar os meus pais e o meu irmão em Cabo Verde, para vir estudar num país que eu não conhecia, a não ser por televisão, eu nunca desisti apesar das muitas dificuldades e contratempos que me surgiram pelo caminho, mas eu hei-de seguir o meu percurso até ao fim, e quando eu chegar a meta, eu vou agradecer todos aqueles que me apoiaram, e em especial aquela pessoa que me fez olhar as coisas de outra forma e de ter força para continuar a minha luta de todos os dias, sem desistir, pensando nele todos os dias a toda a hora, que apesar da distância está sempre no meu coração e na minha mente, o meu filhote adorado, Rafael.
    Eu sei amiga que vamos conseguir atingir os nossos objectivos, e que um dia iremos rir das coisas boas e más que nos aconteceram durante estes anos de luta para terminar a nossa licenciatura, o que será uma vitória para nós duas.

    ResponderEliminar