domingo, 10 de maio de 2009

Cancro do Colo do Útero

O HPV é um vírus frequente, que afecta, tanto mulheres como homens. Existem mais de cem tipos deste vírus. Este transmite-se através de qualquer contacto sexual, desde que um dos intervenientes seja portador. O cancro do colo do útero é causado, na sua maioria das vezes, pela infecção por os tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV.
O cancro do colo do útero consiste num conjunto de várias células que sofreram alterações, tornando-se cancerígenas. Este vírus pode ser totalmente silencioso, só apresentando sinais ou sintomas quando a doença se apresenta numa fase avançada. Na Europa esta doença é a segunda causa de morte, de mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 44 anos. Para evitar o HPV foi criada uma vacina que previne o cancro do colo do útero mas para isso são necessárias três doses administradas aos 0,2 e 6 meses.
Esta é recomendada a todas as mulheres dos 9 aos 26 anos, sendo que até aos 13 anos é o estado que fornece as vacinas, a partir desse momento temos que ser nós individualmente a adquiri-las, custando a primeira 160€. Vamos nos proteger e proteger os nossos, é seguro e eficaz.



Sem comentários:

Enviar um comentário