quinta-feira, 28 de maio de 2009

Anorexia

A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal). Esta normalmente tem inicio na adolescência, apesar de poder começar num período anterior, a infância ou aos 30, 40 anos de idade. Quase sempre, a anorexia tem início nas dietas que as adolescentes fazem. No entanto, ao contrário das "dietas comuns", que terminam quando o peso desejado é alcançado, na anorexia a dieta e a perca de peso permanecem até que a pessoa atinge níveis de peso muito inferiores às esperadas para a sua idade.
Apesar de o termo "anorexia" significar "perca de apetite", o que se passa é que a pessoa com anorexia mantém o seu apetite normal mas controla drasticamente o mesmo. Com o decorrer do tempo, a anoréctica pode começar a sofrer de sintomas opostos, próprios da bulimia e tentará, para eliminar aquilo que ingeriu, tomar laxantes ou provocar o vómito de modo a controlar o peso. Ao contrário das pessoas que sofrem de bulimia nervosa "pura", nas anorécticas o peso continuará a ser muito baixo.
Em suma, estima-se que 25 mil raparigas entre os 14 e os 18 anos sofram desta doença. Quanto aos rapazes, só um em cada dez rapazes é que sofrem de distúrbios alimentares.

Sem comentários:

Enviar um comentário