sábado, 30 de maio de 2009

Espanha e Portugal unidos no combate a espécie infestante

Portugal e Espanha adoptaram medidas conjuntas para combater a espécie infestante Azolla detectada na albufeira de Cedillo, na província de Cáceres.

A presença desta espécie aquática flutuante “está localizada e não se expandiu”, sublinhou o Ministério do Ambiente no mesmo comunicado em que garante que as autoridades portuguesas e espanholas “estabeleceram um programa de acompanhamento da situação e monitorização deste pteridófito e da qualidade da água com o objectivo de serem adoptadas as medidas consideradas adequadas”.

Esta planta existe naturalmente na Península Ibérica, sendo utilizada como fertilizante azotado na cultura do arroz e ainda no tratamento de efluentes. “A situação detectada”, garante o ministério, “não representa perigo para a saúde humana, quer por ingestão ou por contacto directo”.

Para garantir que assim seja, e "para evitar a propagação da planta", a Confederação Hidrográfica do Tejo analisou a qualidade da água e encerrou o turbinamento nas barragens de Alcântara e Cedilho.

Público

Sem comentários:

Enviar um comentário