sexta-feira, 29 de maio de 2009

Caso Alexandra: «É uma menina forte», dizem pais afectivos

A família de Alexandra, «Xaninha», como é tratada pela família que a acolheu durante cinco anos, não acredita na capacidade da mãe biológica, Natália Zarovina, para cuidar da filha como deve ser, para lhe dar o que é de direito. «Se nunca deu, como é que ela vai dar agora, se ela nem a ela mesma se dá alguma coisa», disse Florinda Vieira ao tvi24.pt.

O caso está a deixar a família de acolhimento de Alexandra mito preocupada com as futuras condições da pequena. «É uma menina forte», disse ao tvi24.pt João Pinheiro e Florinda Vieira, pais de acolhimento da menina. Ambos acreditam na capacidade e inteligência da menina para superar a situação.

Sem confiança na mãe biológica

Não tão confiantes, estão relativamente à mãe biológica, Natália Zarovina. «A mãe biológica não vai conseguir estar muito tempo com ela (...) acredito sim que a irmã e a avó lhe possam dar o que a mãe não dá, agora a mãe não vai dar, nunca deu como é que ela vai dar agora, se ela nem a ela mesma se dá alguma coisa», desabafou Florinda Vieira.

Segundo a mulher que acolheu Alexandra com 17 meses, a menina está plenamente consciente do que se passa.
A mãe do coração, a menina acompanhava o caso Maddie e apercebia-se perfeitamente do que se passava. Talvez por isso tenha reagido de uma forma semelhante aos contornos daquele caso, gritando na Segurança Social «oh mãe, raptaram-me!», contou Florinda Vieira.

Tribunais perdem credibilidade

A decisão do Tribunal da Relação de Guimarães «foi uma coisa drástica», assim descreveu a mãe de acolhimento de Alexandra.

O pai, João Pinheiro, afirmou ao tvi24.pt que já não acredita nos tribunais, depois de retirarem uma menina que era bem tratada para passar a viver em condições que provavelmente serão iguais àquelas de onde veio.

«Nem para a mãe vai, vai para uma avó», disse revoltado com a decisão tomada pelo Tribunal.

«Nunca quis a filha como filha, mas apenas como uma criança a quem podia dar amor e carinho», frisou Florinda, para quem o sofrimento será menor se souber que Alexandra está bem e feliz, condições que por enquanto causam muitas dúvidas.

Momento da partida «muito triste»

Para Florinda, «ninguém vai apagar o sofrimento que ela passou nem o nosso», disse ao tvi24.pt.

Na hora da partida, «muito triste», conforme descrita por esta família, Alexandra levou consigo a cadela Lúcia, adoptada por esta menina e pela família.

Até ao momento a família de acolhimento de Alexandra não tem notícias, a não ser «através da televisão», conforme disse Florinda ao tvi24.pt. Tem o contacto de Natália, a mãe biológica da menina. Contudo, prefere, apesar da ansiedade de notícias, aguardar a iniciativa do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que ficou responsável por estabelecer contacto entre esta família e a de Alexandra.

Depois de tanto tempo, a família de acolhimento viu-se forçada, por uma decisão do Tribunal da Relação de Guimarães, a deixar ir «Xaninha», como a família a trata. Alexandra partiu na quarta-feira para a Rússia com a mãe biológica.

Diário iol

Sem comentários:

Enviar um comentário